Caderno de Atividades Diferenciadas para a Alfabetização

Olá Professores e seguidores!

Hoje trago para vocês um material excelente produzido por Jessica Oliveira Farias e Flávia Vieira da Silva do Amparo. Esse material foi parte integrante da dissertação de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Programa de Pós-Graduação do Colégio Pedro II, sob o título Práticas pedagógicas diferenciadas na alfabetização: Promovendo oportunidades de aprendizagem para o 1º ano do Ensino Fundamental, sob a orientação da Prof.ª Dr. ª Flávia Vieira da Silva do Amparo.
O caderno de Atividades Diferenciadas para a Alfabetização é resultado de uma pesquisa que buscou investigar as contribuições dos estudos sobre ensino diferenciado para o trabalho pedagógico com o primeiro ano do Ensino Fundamental, fase onde as crianças estão se apropriando dos conhecimentos iniciais sobre leitura e escrita. Nas atividades apresentadas a seguir, nos debruçamos mais especificamente sobre o ensino de Língua Portuguesa.

Apresentamos sugestões para uma prática docente que considere e se adeque às diferenças entre os alunos. Nosso objetivo principal é incluir da melhor forma possível todas as crianças nas propostas de ensino. Para isso, é necessário que criemos situações didáticas que possibilitem oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para todos.
A fonte de inspiração para a elaboração e desenvolvimento desse trabalho foram os alunos de uma turma de 1° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública federal situada na cidade do Rio de Janeiro. A alfabetização é um dos períodos mais significativos na vida escolar de um educando. É a porta de entrada para um longo caminho de 4 saberes que acompanharão o sujeito pela infância, adolescência e vida adulta. É nessa fase que a criança começa a se apropriar sistematicamente de conhecimentos importantes que possibilitam o acesso às diversas práticas sociais que envolvem a língua escrita.
Em virtude dessa complexidade, a alfabetização inicial é um momento delicado para todos os envolvidos. Os alunos sentem pela primeira vez as demandas e responsabilidades que qualquer aprendizado formal exige, as famílias ficam apreensivas com o desempenho dos filhos, enquanto os professores têm o desafio de alfabetizar alunos em níveis de
desenvolvimento muito diferentes. Sabemos que as diferenças são inerentes a todos os seres humanos, logo, não poderíamos esperar que nossos alunos fossem iguais. No entanto, as dúvidas sobre como trabalhar pedagogicamente com perfis tão distintos preocupam muitos professores, sobretudo àqueles que alfabetizam. Isso porque as crianças chegam ao 1º ano do ensino fundamental em níveis muito diferentes de conceptualização da leitura e escrita, o que exige do educador um olhar ainda mais observador e sensível sobre cada aprendiz, a fim de garantir que todos avancem em suas possibilidades. Sob essa perspectiva, esse caderno se apresenta como um instrumento de auxílio pedagógico ao professor que deseja diferenciar sua prática com o compromisso de incluir seus alunos em suas propostas de trabalho, mesmo aqueles em fases distintas do processo de alfabetização.
Isso significa basicamente promover diferentes possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento, considerando o nível conceitual em que cada criança se encontra, respeitando suas fases de desenvolvimento e permitindo que avancem conforme seu ritmo e tempo próprio.

Segue link de acesso ao material em Pdf: Caderno de atividades diferenciadas para a Alfabetização

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *