Consciência Negra Atividades

Consciência Negra Atividades

O Dia da Consciência Negra

é um dia dedicado para lembrar a importância da figura do negro na construção da sociedade brasileira

 assim como sua inclusão através de músicas, comidas e religião na cultura nacional.

A escolha do 20 de novembro aconteceu

no contexto de declínio da Ditadura Militar (final da década de 1970 em diante) e de redemocratização do país. O enfraquecimento da ditadura deu força aos movimentos de impedimento e aos movimentos sociais, como o movimento negro.

Com a redemocratização do Brasil e a publicação de lei da Constituição de 1988, várias secções  da sociedade, inclusive os movimentos sociais, como o movimento negro, obtiveram maior espaço na área das discussões e decisões políticas. A participação desses grupos no cenário político deu certo resultado, sendo aprovadas medidas que tinham como proposta promover certa reparação histórica.

Veja também: Consciência Negra a História

“Quem precisa mais de você é o seu pior aluno”

Consciência negra é um termo que ganhou fama na década de 1970, no Brasil, em razão da luta de movimentos sociais que atuavam pela igualdade racial, como o Movimento Negro Unido.

O termo é, ao mesmo tempo, uma referência e uma homenagem à cultura antiga do povo de origem africana, que foi trazido à força e duramente a condição de escravos por séculos no Brasil.

É o símbolo da luta, da resistência e a consciência de que a cultura dos negros não é inferior e que o negro tem seu valor e seu lugar na sociedade.

O que é consciência negra?

Muitas pessoas, em que há erro , dizem que não se deve celebrar a consciência negra, e sim a consciência humana.

Isso, no entanto, é uma ideia que pode até ter surgido com boas intenções, mas acabou prestando um mau serviço à luta contra o racismo e a favor da igualdade racial.

Historicamente a sociedade sustentou-se por meio de uma relação desigual entre pessoas por vários fatores. Os principais fatores de desigualdade são:

  • gênero;
  • cor da pele;
  • sexualidade;
  • condição socioeconômica.

 

 
 
 

Fonte: https://onlinecursosgratuitos.com/

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *