Leia para uma criança: campanha de distribuição de livros infantis grátis do Itaú completa 10 anos!

Spread the love

Além de estimular a imaginação e a criatividade, livros são chaves que abrem diversas portas no futuro das crianças! E uma iniciativa que a gente ama é o “Leia para uma criança”, do Itaú Social e Itaú Unibanco. Em 2020 a campanha completa 10 anos distribuindo grátis livros infantis, indicados para os pequenos de até 6 anos, para estimular a leitura do adulto para a criança, criando um momento de aprendizagem e de fortalecimento dos vínculos familiares. A distribuição esse ano começa no dia 1° de outubro.

Neste ano, a coleção ganhará os títulos “A visita”, da autora e ilustradora Antje Damm, e “Com que roupa irei para a festa do rei?”, de do autor Tino Freitas e da ilustradora Ionit Zilberman. Os pedidos podem ser feitos pelo site www.euleioparaumacrianca.com.br, e são abertos para qualquer pessoa, cliente Itaú ou não. A expectativa é que sejam distribuídos 3,6 milhões de exemplares. As obras contam ainda com versões acessíveis em braile e com fonte expandida.

Os livros infantis são selecionados por meio de edital, com curadoria de especialistas em literatura infantil, Organizações da Sociedade Civil, Secretarias de Educação, Cultura e Assistência Social, bem como Voluntários do Itaú Unibanco, adultos e crianças de diversas regiões do país.

Além dos livros físicos, a coleção ganha ainda mais dois títulos digitais que foram inspirados a partir de dois textos de alunos vencedores da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro: “Da janela de Minas”, de Nicole Rodrigues Florentino, e “O apanhador da acalantos”, de Beatriz Pereira Rodrigues.

Live para uma Criança
Com a necessidade do isolamento social, que impactou todo o mundo por conta da pandemia do novo coronavírus, as lives ganharam espaço no dia a dia dos brasileiros como uma forma alternativa de entretenimento e conhecimento. Pensando em promover a leitura em um novo formato e criar um momento para reunir toda a família, o Itaú Unibanco lança em 2020 o “Live para uma Criança”.

A partir de 10 de outubro, todos os sábados do mês da criança, o público contará com uma sessão de leitura de um dos livros digitais da coleção, além da oportunidade de ouvir dicas de especialistas em mediação de leitura para crianças. Cada livro irá abordar um tema relevante no momento: saúde, meio ambiente, empatia e educação. E todos serão lidos por um time super especial de convidados, sendo que os dois primeiros já estão confirmados: o médico e escritor Drauzio Varella abre a sequência de lives no dia 10, com a leitura de “Superprotetores” e a cantora Gaby Amarantos fará a leitura de “A flor que chegou primeiro”, no dia 17 de outubro.

“Celebramos os 10 anos do Leia para uma Criança em um momento bastante desafiador. O isolamento social mudou a rotina de adultos e crianças em todo o país. Sensíveis a esse cenário, adaptamos nossa campanha para que, mais do que comunicar, pudéssemos criar um momento especial e transformador durante a quarentena. A leitura dos livros foi transportada para lives com mediação de leitura, músicas e conversas sobre os assuntos que tomaram conta do ano. Queremos ajudar todos aqueles envolvidos com o universo infantil a falar sobre esses temas com as crianças que, assim como nós, vêm sentindo o impacto de todas as mudanças pelas quais estamos passando”, explica Eduardo Tracanella, diretor de Marketing Institucional e Atacado do Itaú Unibanco.

Na campanha concebida pela DPZ&T, o foco será 100% em ambiente digital, com filmes e conteúdo para rede sociais. A assinatura é “Quando você lê para uma criança, ela pode entender melhor o mundo e mudar o mundo para melhor”, mas agora com exemplos práticos desse conceito, trazidos pelo Live para uma Criança, em que assuntos da atualidade ganharão um olhar lúdico.

Distribuição focalizada
Além do envio para quem fizer o pedido no site, 600 mil coleções do Leia para uma Criança serão enviadas pelo Itaú Social a crianças matriculadas na rede pública de municípios considerados de alta e muito alta vulnerabilidade, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste, de acordo com monitoramento de indicadores sociais do Unicef.

Também serão entregues coleções para os municípios que fazem parte do programa Melhoria da Educação, desenvolvido pelo Itaú Social, que promove formação continuada para profissionais da educação pública e também para organizações da sociedade civil.

Fonte: https://saopauloparacriancas.com.br/

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *