Tempo de Aprender- Destinado à pré-escola e ao 1º e 2º ano do ensino fundamental das redes públicas estaduais, municipais e distrital

Spread the love

Um programa de alfabetização abrangente, cujo propósito é enfrentar as principais causas das deficiências da alfabetização no país.

Destinado à pré-escola e ao 1º e 2º ano do ensino fundamental das redes públicas estaduais, municipais e distrital.

Desenvolvido a partir das diretrizes da Política Nacional de Alfabetização – PNA.

  • Apoio pedagógico para a alfabetização
  • Aprimoramento das avaliações da alfabetização
  • Formação continuada de profissionais da alfabetização
  • Valorização dos profissionais de alfabetização

Tempo de Aprender é um programa de alfabetização abrangente, cujo propósito é enfrentar as principais causas das deficiências da alfabetização no país. Entre elas, destacam-se: déficit na formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores; falta de materiais e de recursos estruturados para alunos e professores; deficiências no acompanhamento da evolução dos alunos; e baixo incentivo ao desempenho de professores alfabetizadores e de gestores educacionais.

Com o objetivo de melhorar a qualidade da alfabetização, o programa Tempo de Aprender propõe ações estruturadas em quatro eixos:

1.1 Formação prática para professores alfabetizadores

O professor é o mais importante parceiro do MEC nos esforços de melhorar o desempenho dos alunos brasileiros no processo de alfabetização. Porém, para cumprir com êxito essa missão, é imprescindível que ele tenha acesso ao que há de mais eficaz em matéria de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.

Nos termos da PNA, um dos principais objetivos da formação continuada é proporcionar aos docentes a aquisição de conhecimentos, habilidades e estratégias que os auxiliem a lidar com os desafios postos pelo ciclo de alfabetização.

A presente ação é destinada a professores alfabetizadores e da educação infantil[1] (texto abaixo) das redes públicas de ensino, os quais, por meio de cursos presenciais e a distância, aprimorarão seu perfil profissional.

A modalidade presencial será operacionalizada em modelo de multiplicadores, ao passo que a modalidade a distância será oferecida em um portal do MEC. Nos dois formatos, os conteúdos serão elaborados respeitando o estado da arte da alfabetização.

Por fim, o processo de formação será avaliado e aprimorado a partir de sugestões apresentadas tanto pelas secretarias de educação quanto pelos próprios participantes dos cursos.

[1] As expressões “educação infantil” e “pré-escola”, neste documento, referem-se estritamente ao último ano da pré-escola

2.1 Sistema On-line de Recursos para Alfabetização — Sora

O Sistema On-line de Recursos para Alfabetização, desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais — Labtime, da Universidade Federal de Goiás — UFG, é uma solução tecnológica de auxílio a professores na elaboração do planejamento de aula. Trata-se de uma ferramenta que dispõe de recursos pedagógicos, como estratégias de ensino, atividades e avaliações formativas, com respaldo em práticas exitosas de alfabetização.

Foi concebido levando em consideração a realidade das dinâmicas escolares e estará à disposição de professores, diretores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares e outros profissionais das redes educacionais.

O sistema é flexível e admite a inserção de conteúdos pelos próprios usuários. Essas inserções serão utilizadas como subsídios para aprimoramentos do programa para o próximo ano letivo.

Os professores poderão também adaptar livremente às suas necessidades os planos de aula sugeridos pelo sistema, conciliando os recursos oferecidos pelo Sora e as sequências didáticas das obras do PNLD.

As redes educacionais públicas que aderirem ao programa Tempo de Aprender terão acesso ao sistema e ao suporte do Sora.

3.1 Estudo Nacional de Fluência

De acordo com o caderno de apresentação da PNA:

A fluência em leitura oral é a habilidade de ler um texto com velocidade, precisão e prosódia. Uma leitura fluente libera a memória do leitor, diminuindo a carga cognitiva dos processos de decodificação, para que ele possa concentrar-se na compreensão do que lê. A fluência torna a leitura menos trabalhosa e mais agradável.

O monitoramento do progresso dos alunos em fluência permite ao professor conhecer com mais detalhes os problemas de leitura de cada um e assim lhe oferecer a ajuda necessária. (PNA, 2019)

O MEC fornecerá um diagnóstico formativo de fluência em leitura oral para as escolas que participarem do programa Tempo de Aprender. O intuito é oferecer às redes estaduais, municipais e distrital um indicador objetivo de desempenho em alfabetização e de fácil verificação da aprendizagem da leitura.

Contemplando todas as escolas que aderirem ao programa, o diagnóstico não servirá para premiações ou classificações de qualquer sorte e terá como público-alvo alunos do final do 2º ano do ensino fundamental.

4.1 Prêmio por desempenho para professores, diretores e coordenadores pedagógicos

Outra importante ação do programa é a instituição de prêmio federal para profissionais de educação. O objetivo é melhorar a qualidade da aprendizagem, concedendo incentivos financeiros para professores, diretores e coordenadores pedagógicos que obtiverem bom desempenho em alfabetização.

Não se trata de competição, mas de estímulo ao atingimento de uma meta estabelecida para cada escola, aferido por meio de avaliação externa, de modo a fomentar a cooperação entre os profissionais da alfabetização.

O desempenho dos alunos do 2º ano do ensino fundamental será a principal métrica para a distribuição do prêmio, que será destinado a professores do 1º e 2º ano, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas.

O prêmio foi estruturado de modo a incentivar todas as escolas a promoverem a evolução do desempenho de seus alunos. Em 2020, o prêmio será disponibilizado a uma amostra de escolas, que será selecionada após as adesões. Em 2021, a pretensão é ampliar o alcance da premiação.

ACESSEM: http://alfabetizacao.mec.gov.br/tempo-de-aprender

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *